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7 coisas que eu aprendi trabalhando na Disney

Trabalhar na Disney, como já disse e repito, não é fácil. É uma decisão que deve ser tomada sem magia: eu vou aguentar ficar esse tempo trabalhando em outro país falando outra língua? E se eu cair pra limpar o parque? Ou fazer comida? Ou operar brinquedos? Eu vou me virar sozinho, morar com pessoas desconhecidas, estar com pessoas de diferentes culturas, trabalhar sem horário fixo… Vou pagar meu aluguel, fazer minha comida, lavar a minha louça, arrumar a casa… Vou fazer esse investimento sabendo que eu vou no escuro? Que somente quando eu chegar lá que eu vou descobrir como realmente vai ser o programa? Onde e com quem vou morar, o que vou fazer, onde vou trabalhar… E se eu cair na minha última opção de tudo?

Pense em tudo isso sem colocar a magia. Tem gente que amou o programa, quer voltar com certeza e fazer o programa de longa duração. Tem gente que não gostou e não voltaria nunca mais. Tem gente que odiou mesmo. Tem gente que não queria nem voltar, ficaria por lá até o felizes para sempre. Tem gente que gostou e foi bom enquanto durou o tempo necessário.

Não é fácil, o dólar não está barato e você tem que aceitar passar pelos momentos mais inesperados durante este programa. Fui, trabalhei, sobrevivi e voltei. Voltei mais segura, mais responsável, com outra visão sobre todas as coisas e voltei mudada. A gente cresce, aprende na marra, ultrapassa os limites que achávamos que tínhamos e nos superamos. Os quase três meses parecem um ano.

O crescimento pessoal e profissional que adquirimos vale mais do que qualquer dólar recebido. Vou compartilhar com você 7 coisas que eu aprendi tanto profissionalmente quanto pessoalmente na Disney para ajudar na sua decisão. O programa tem MUITO a acrescentar na sua vida e já pode dizer aos seus pais que todo o investimento vale a pena. Vamos lá:

1. Nenhuma empresa é perfeita
Sou estudante de Marketing e o trabalho na Disney foi o meu segundo emprego. Sempre li os livros sobre a empresa, o seu treinamento e seus valores. Não sei se isso é bom ou ruim, mas logo que eu cheguei a primeira impressão que criei foi: se nem a Disney consegue ser perfeita com toda essa magia, nenhuma empresa é.
Como tudo e todos, a Disney tem as suas falhas e isso é mais do que normal, mas  o que a difere de muitas empresa é que eles tem o conhecimento de que também falham mesmo sendo uma das marcas mais poderosas do mundo e estão sempre (quando digo sempre é sempre mesmo, 24 horas por dia 7 dias por semana) buscando soluções para os seus erros. Eles valorizam esse constante aprimoramento em tudo o que fazem e te influenciam a fazer o mesmo. Viu algo de errado? Tem alguma sugestão? Alguma coisa não é eficiente e pode ser melhorada? Você tem a total liberdade de falar. Isso me ajudou a parar de ficar chateada quando algo sai errado, quando falho, a entender que devo tentar ao máximo fazer as coisas darem certo da melhor maneira possível, mas que não devo focar toda a minha energia na perfeição. A procurar soluções e buscar melhorar sempre, nunca parar diante as falhas e estar em constante aperfeiçoamento mesmo sabendo que nada é perfeito. O que mais importa é fazer bem feito, o mais próximo que você chega da perfeição vem com uma combinação de esforço e determinação.

2. As “4 keys” são verdadeiras e você sempre vai se lembrar disso quando estiver trabalhando.
Segurança, cortesia, show e eficiência. Essas são as quatro chaves da Disney que você nunca vai esquecer na vida. E não vai ser apenas porque essas quatro palavras você vai ouvir durante o seu treinamento inteiro e ler em qualquer lugar durante todos os dias de trabalho, elas realmente funcionam e merecem ser lembradas diariamente. Quando você para de trabalhar na Disney, ainda brinca: “cadê efficiency!!!”.
Nós somos treinados e absorvemos conhecimentos que vão além do nosso programa. Aprendemos da importância dessas 4 chaves não só para a Disney, mas para todas as empresas que desejam ter sucesso e em tudo o que fazemos. Você aprende a tomar cuidado em tudo o que faz, a entender que a segurança vem em primeiro lugar em TUDO, a ser educado com qualquer pessoa, a ser paciente (MUITO, mas MUITO paciente), a tratar qualquer pessoa (no caso da Disney, convidado) como VIP, a colocar o cliente (ou convidado da Disney) em primeiro lugar, a fazer o show acontecer (good show, e não bad show), a ser detalhista, a prestar atenção em tudo e em mil coisas ao mesmo tempo, a pensar rápido e agir rápido, a entender que “tempo é dinheiro” está certo, mas “tempo é experiência” também.
Você vai voltar apontando com os dois dedos, sorrindo, acenando para todo mundo, pegando lixo do chão (e não é de qualquer forma não, e sim do jeito Disney mesmo), vai abaixar para conversar com crianças, vai dar a atenção especial que os idosos merecem, vai colocar as necessidades e desejos do cliente acima de você, entre outras coisas importantes que você vai aprender.

E olha, me avise quando conseguir parar de apontar com os dois dedos.

3. Às vezes o melhor é abaixar a cabeça, às vezes o melhor é se impor.
Você vai aguentar coisas que você não aguentaria e nem passaria no Brasil. Você vai descobrir uma segurança que você nem imaginava que tinha. Você vai aprender os momentos certos de se impor, mas também vai saber quando vale mais a pena ficar na sua do que passar por um desgaste mental. E nessas horas você vai descobrir e aprender a falar da maneira correta para não ter um ruído na comunicação. Afinal, você estará lidando com outra cultura e precisa estar atento a todos os detalhes.

4. Como sempre é dito: T-o-d-a-s as pessoas são importantes.
Seja criança, idoso, adolescente, adulto. Todos são importantes independente de qualquer coisa. Todos nós somos importantes e nossa missão é fazer com que todos tenham uma experiência inesquecível. Os convidados gastam uma fortuna e merecem uma experiência incrível, eles devem se sentir importantes. Seja quando você se curva diante uma princesa, cumprimenta um pirata, deseja parabéns para os aniversariantes, recém casados ou para aqueles que estão comemorando algo especial no dia. Tornar a primeira visita de alguém especial, brincar com as crianças e dar a atenção necessária quando elas conversam com você. Tudo importa, todos importam. Assim como os convidados são importantes, o membro do elenco também é tão importante quanto. Sem o esforço de todas essas pessoas que estão por trás da magia, nada aconteceria. Elas trabalham juntas diariamente para que a magia aconteça e, como o próprio Walt Disney disse: “Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade.”

5. Treinamento é fundamental.
O treinamento é cansativo, mas é bem estruturado e fundamental para que a empresa mantenha o seu sucesso diariamente. É no treinamento que os valores da empresa fazem sentido para nós, aprendemos o que há por trás da magia e da combinação de esforços de cada pessoa que trabalha ali para termos um bom show todos os dias. Eles tem um elenco (nós somos membros do elenco e não empregados) composto de pessoas de todos os lugares do mundo, culturas diferentes, e eles sabem como passar a cultura da empresa sem que haja um ruído na comunicação e sem interferência cultural. Você percebe a importância de um treinamento eficaz para que cada pessoa saiba fazer o seu trabalho da melhor maneira possível e sintam-se como donos do lugar. Depois que você trabalha lá, se alguém postar foto do parque, hotel, loja, seja o que for, você vai comentar: “meu parque!!!”, “minha loja!!”, tudo meu/minha porque aquilo um dia foi seu, e, “once a cast member, always a cast member”. Eles realmente te fazer sentir parte da magia, você finalmente sente que pertence a um lugar.

6. Atendimento de qualidade é fundamental em qualquer lugar.
Não tem nada melhor do que ser bem atendido, e isso é difícil de encontrar. O atendimento excepcional é um dos segredos do sucesso da Disney. Os membros do elenco estão sempre dispostos a ajudar, a atender e a solucionar o seu problema da maneira mais eficaz possível. Eles sorriem. Você pode perguntar “Que horas é a parada das 3pm?” e eles te responderão com um sorriso e sem problema algum. Eles são treinados. Eles sabem o que é um “good show” e “bad show”. Eles sabem onde devem procurar alguma informação da qual eles não tenham conhecimento. Eles sabem como te ajudar com o mapa. Você vai comparar o atendimento que recebeu na Disney e o “have a magical day” em qualquer lugar que você for. Repito: qualquer lugar. E ainda vai brincar: cadê “courtesy”?! Haha
Esse atendimento vai fazer você perceber a importância dessa palavrinha e o poder que ela tem.

7. Reconhecimento é sempre bom.
A Disney possui o “Fanatic” que é um cartão que você recebe de algum colega de trabalho quando ele vê você fazendo algo bom e acha que deve ser reconhecido por isso. É sempre bom ser reconhecido e isso dá um ânimo durante o trabalho. Mas, melhor do que receber um fanatic é ouvir de um convidado “obrigado por estar aqui”, “você está fazendo um ótimo trabalho”, “obrigado por sorrir” (sim, por simplesmente sorrir). Ou quando uma criança te abraça, ou eles se divertem com você, dançam com você, e compartilham a experiência mágica que tiveram e agradecem por você fazer parte disso. Sim, é isso que faz valer a pena. E sim, você passa a perceber a importância da gratidão, onde quer que você esteja.

Lembre-se de uma coisa: você vai colocar no currículo que trabalhou na Disney, “a mais poderosa empresa de diversões do mundo” e “uma das marcas mais poderosas do mundo”. Você terá um crescimento pessoal e profissional que vai fazer a diferença. Você vai voltar mais seguro. As pessoas vão ficar surpresas que você trabalhou no lugar que sempre foi o sonho de infância de todos, no lugar onde todos os sonhos se tornam realidade. Você vai ajudar outras pessoas a realizarem esse sonho porque eles simplesmente não sabiam que isso era possível.
E, eu sempre digo isso: se você aguentou trabalhar na Disney, você aguenta tudo nessa vida.

Have a magical day,
Thay ºoº

Thayná Almeida

Publicitária, escorpiana, sonhadora e com um desejo de sair conhecendo esse mundo. Ainda não sabe o que quer fazer da vida, mas tem certeza de que o Universo vai mostrar o caminho.

Este post tem 9 comentários

  1. Renata

    Adorei suas palavras…suas declarações. …seus pensamentos. Fiquei emocionada, deve ser uma experiência incrível mesmo e um aprendizado mega p toda a vida. Parabéns. Bjs

  2. Luiz Vecki

    Parabéns pelo trabalho desenvolvido lá. O artigo está ótimo.

  3. Priscila

    Meu sonho!! Adorei seu artigo

  4. Juliana Mourão

    Parabéns pelo artigo, não tenho dúvidas que o atendimento de todos que trabalham na Disney é que faz a diferença! Acho que você descreveu perfeitamente, e para os meros mortais que não tiveram a chance de passar por essa experiência, devemos nos esforçar ainda mais para agir da mesma forma (seja no trabalho ou com todos a sua volta). Meus sinceros agradecimentos pelo artigo!!

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