O processo seletivo está chegando e a ansiedade só aumenta!
A Vitória, leitora do blog, perguntou se eu tinha alguma dica para a entrevista e prometi fazer um post especial para esse assunto 🙂
Bom, duas coisas que vocês precisam saber antes:
1. Ninguém sabe como acontece a escolha no processo seletivo. Todo mundo faz suposições, mas ninguém sabe ao certo o porque fulano passou ou não passou. Conheço pessoas que tem o perfil total para ir trabalhar na Disney e que não passam na entrevista. Não tem um certo ou errado. Apenas pense: Se está destinado a ser, vai ser.
2. Eles não informam a quantidade de pessoas que serão recrutadas. Você pode ser aprovada, reprovada ou ficar de stand by (espera). Independente do que acontecer, a sua experiência começa agora. Sim, durante o processo seletivo. Você abre a sua cabeça pra oportunidades que nem imagina que existiam, se dedica e se torna responsável (sim, são milhares de documentos), e claro, sempre crescendo cada vez mais principalmente quando se pergunta: “será que estou esquecendo de alguma coisa?”.
Vou adiantar mais uma coisinha: muitos vão falar ”fica calma”, ”nossa mas você nem passou e já ta assim”, “ai fica tranquila”, etc. Não, não dá hahaha. A ansiedade é grande mesmo e aproveitem esse sentimento. Quando chegar lá, passar por tudo e voltar, você vai se questionar ”nossa, porquê eu estava tão desesperada?”, mas é inevitável.
Quando eu fiz minha primeira entrevista, com o STB, foi bem tranquilo. Sai confiante, mas ainda pensando: E se eu não passar? Vou ficar aqui, pelo Brasil? Essa é minha oportunidade de intercâmbio, única… Meu Deus, eu PRECISO passar.
Já na segunda entrevista, com a Disney, o negócio foi tenso. Eu sai na certeza de que não tinha passado. Eu falei com a minha irmã: fui ruim. E meu pai que ficou me esperando? O coitado me levou pra almoçar depois e eu mal conseguia comer. Só conseguia pensar em como fui ruim, como planejei mil respostas na minha mente e não dei nenhuma legal. Será que o meu recrutador percebeu todas essas falhas? Ai Senhor, eu fui a última e ele já ia sair pra almoçar. Será que ele já estava de saco cheio? Será que eu fui muito forçada?
É inevitável, mais uma vez. Só tem uma coisa: respira fundo e vai.
Vida normal, tudo segue em frente e se não der certo, não é pra ser.
A ansiedade faz parte do começo ao fim dessa experiência. Eu só desejo uma coisa para cada um de vocês : não desista.
Vá além de tudo e de todos, você tem chances igual qualquer um que está participante.
É sempre 50%. De dar certo e de dar errado.
Agora, chega de drama.
O meu durou um pouquinho além, porque claro, ninguém merece ter uma irmã que resolve brincar com o que não deve.
Me ligou e disse que fiquei em stand by. Só pensei: “Eu já sabia… Fui muito ruim…” E ai me fala: Você embarca dia 16 de Dezembro.
Lembro até hoje desse dia… Eu, no táxi, já chorando. Não sabia se eu xingava ela pela brincadeira de mal gosto ou se agradecia por essa notícia. Só sei que desliguei o telefone e chorei. Tudo valeu a pena e eu iria fazer parte da magia.
É futuros… É uma mistura de emoção do começo ao fim.
Então, respirem fundo e reflitam sobre as 5 dicas que eu tenho para a entrevista:
- Disney look.
Quando eu digo Disney look, eu não quero dizer: já pintem seu cabelo, tirem os piercings, etc. Não, você ainda não passou, não tem o porque fazer tudo isso. Eu quero dizer com o traje e a postura.
É mais uma entrevista, querendo ou não, como todas as outras.
Roupa formal, simpatia, etc. E ah, SORRIA! - Pratique o seu inglês.
Converse com um amigo, treine em casa sozinho, leia livros, sites, qualquer coisa.
Se você está inseguro com o inglês, pratique.
Pense nas perguntas e responda para si mesmo. Não fique decorando, aja natural.
Pense nas possibilidades de perguntas e respostas.
Sabe aquele amigo que também vai tentar? Façam uma entrevista! Uma vez de cada e vão melhorando cada vez mais. - Prepare-se para improvisar.
Teve gente que teve que vender uma caneta, perguntaram quais preocupações de segurança que tem que ter nas atrações (sim, para mim), como seria um magical moment, o que fazer se uma criança está chorando, enfim, inúmeras perguntas inesperadas. Lembre-se também que você pode responder que será ensinado e treinando quando chegar lá para resolver questões em particular. Eles sabem que você ainda não aprendeu sobre isso, 4 keys e tudo mais, então não se preocupe em não saber responder. Eles estão te testando e observando todos os segundos. - Tente controlar a ansiedade e o nervosismo.
Não sei como rs, mas tente. Seja como for, chocolate, qualquer doce, yoga, respiração, remédio natural, enfim, faça o que você sempre faz quando fica ansioso. Todo mundo tem alguma coisa que acalma.
Respira fundo e lembre-se de dar o seu melhor, mas que independente do resultado você sabe que foi além e que a vida continua. - Tenha sempre em mente o motivo que te faz querer chegar lá.
Em cada etapa do processo, nunca se esqueça o porquê você está ali.
Cada um tem um motivo, seja profissional, pessoal, dinheiro, sonho…
Você quer fazer parte da magia e é isso que eles precisam sentir. Que você quer fazer parte de um time, realizar sonhos e fazer o dia das pessoas felizes. Espalhar sorrisos e descobrir o que está por trás de todo esse império.
Mesmo quando você chegar e ver todos os seus concorrentes, na mesma sala, disputando a mesma vaga, lembre-se que vocês tem a mesma chance.
Lembre-se: “Have faith in your dreams and someday your rainbow will come smiling through. No matter how your heart is grieving, If you keep on believing, the dream that you wish will come true.”
Essas são as dicas que tenho para vocês.
Não tem como dizer: ah queira tal role porque você tem mais chance, faça isso porque vão gostar, diga que você fez tal coisa… Gente, isso tudo é muito particular.
Demostre que você está apto a morar com outras culturas, quer novas experiências, está disposto a se adaptar ao que vier. É uma atacada no escuro, você não sabe o que vai fazer, onde vai trabalhar, com quem vai morar, quantas horas vai trabalhar.
Você só sabe que quer ir. E vai.
O resto é com o destino.
Thay ºoº
uhuuuuu arrasou no post! Muito obrigada, esclareceu bastante minhas duvidas hehe Alguma outra recomendação que julga importante? beijos
De naadaaa!!! 😊😊❤️ aproveita o processo seletivo do começo ao fimmmm!! Só tem a acrescentar na vida de todos que participam
ótimo post! adorei! Parabéns Thayna :***