No momento, você está visualizando Intercâmbio no Canadá: 1 mês estudando em Winnipeg!

Intercâmbio no Canadá: 1 mês estudando em Winnipeg!

Sabe aquela vontade de fazer intercâmbio e você pensa: ‘tem a faculdade e não quero trancar’, ‘tem o trabalho e não quero pedir demissão’, ‘só tenho as férias e agora?’, ‘não tenho dinheiro pra ficar muito tempo’

Prazer, eu! 🙂

10013646_10152186109786076_4580264230443556836_n

Libriana de carne e osso, indecisa à vigésima, não sabia o que fazer. Mas pensei, quer saber, vou fazer nas férias mesmo e por um mês. No máximo, o que vai acontecer é querer voltar. E como eu quis, viu.
Minha irmã já havia feito esse curso anos atrás e por não ser uma big city real, poucos brasileiros e o custo mais baixo, resolvi decidir por Winnipeg, no Canadá. Escola? Que nada! University of Manitoba.

A cidade é linda, museu, bares, vários lugares para comer e de fácil acesso. Os ônibus são todos pontuais, com indicação em cada plaquinha (sim, ela funciona lá). Caso você queira ter acesso antes, tem um site que te mostra qual ônibus você pode pegar para o destino escolhido. Todos os pontos têm bancos dentro de uma ‘caixa’ de vidro, justamente para que no frio as pessoas não precisem esperar lá fora, frizzing.

A universidade em si é um sonho americano, só que canadense. Um campus gigantesco, localizado num bairro tranquilo e muito bonito de Winnipeg, tem um tamanho surreal. Para se ter uma ideia, em uma das entradas da universidade tem um estádio na calçada da frente, que serve de base para shows (Beyonce e Bruno Mars quando eu estava lá) e os jogos de futebol americano em que todos vão e é muito legal também, tem Tim Horton’s everywhere e muita grama pra sentar, ler um livro e estudar.

10353482_10152186072081076_7120972691126739877_o

Começando o meu intercâmbio em si, eu saí do Brasil com escala em Washington e Chicago, e destino final Winnipeg. Já disse que tenho pânico de avião? Pois é, fui com um medo danado e mais medo ainda de falar inglês e errar, coisa que ninguém liga. Primeiro voo foi bem tranquilo, desembarquei no aeroporto no tempo certo (minha bagagem ia direto para Winni), mas o voo atrasou, atrasou e atrasou. Nos deram USD 7,50 (leia-se nada) para comer enquanto não embarcávamos e não nos alocavam em outro voo. Final da história? Fiquei das 8 da manhã até 8 da noite no aeroporto de Washington. Me colocaram num voo de Chicago, mas chegando lá de madrugada, não haveria voo para Winnipeg, então embarquei e chegando em Chicago, fiquei hospedada por conta da cia no Hilton para passar a noite e fiz check-out no outro dia bem cedinho.
Detalhe: Meu pai sempre diz e eu achava besteira, mas foi o que me salvou. Leve SEMPRE uma troca de roupa na mala de mão. Vai te ajudar em situações como essa.

Nesse meio tempo, já havia avisado a coordenação da faculdade que iria chegar apenas no dia seguinte. Há um grupo de monitores neste programa encarregados de estarem sempre conosco para os programas e também nos buscam e nos levam ao aeroporto, então precisamos deixar essas datas / horários bem alinhadinhos.

Cheguei em Winnipeg, cidade linda já vista de cima e….cadê minha mala? Pois é, não veio no meu voo. WTF?!! Minha mala só viria no próximo voo e uma das monitoras já me aguardava. Saí, expliquei a situação a ela que me disse que na próxima chegada de estudante pegaria a minha mala.

10421565_10152186151756076_8235143517137395796_n

Fomos conversando o trajeto todo. A monitora (Kate) era super nova, falava mega rápido, entendi metade e metade eu estava com vergonha, mas foi muito bom. Cheguei à minha residence St John’s e fui recebida pela Veridiana, uma espécie de zeladora ou supervisora da residence , mexicana mas que mora lá há anos e você jura que ela é tudo, menos latina. Assinei alguns pápeis, tirou uma foto para o meu crachá e em seguida me mostrou o quarto. Achei um quarto amplo, com vista legal, um armário grande, cama, lençóis, cobertores, travesseiro, uma escrivaninha e um ventilador. Adorei! Ela me apresentou para um brasileiro (André) que era muito querido por todos na residence e ele fez um tour comigo. Me mostrou tudo, refeitório, cozinha, banheiros (shared bathroom, mas mega limpo, de verdade). Os corredores eram divididos também, lado direito só quartos e banheiros masculinos e lado esquerdo, femininos.

Única parte ruim? Cheguei no horário pós janta (depois das 19hrs) e não tinha nada pra comer. Peguei uns snacks e só. Lembrando que no valor da residence você tem direito a 3 refeições por dia e os horários das refeições estão descritas no mural bem como o menu do dia.

Falando do curso em si, acho super válido ficar um mês pra quem já tem domínio da língua. Foram 30 dias que passaram voando e que vai muito de você se esforçar. As aulas são todas em inglês, com professores nativos, o que é espetacular. Na minha sala havia apenas dois brasileiros, uma mexicana, chineses e tailandeses. Ou seja, is up to you aprender ou não. Pra ser sincera, fui bem chata, tentei ficar o mínimo possível com os brasileiros e ficar com os gringos para conseguir treinar mais ainda minha audição e fala. Era difícil às vezes? Sim, já ficamos em um grupo de 4 ou 5 pessoas que um coreano fala uma coisa, e ninguém entendia e todos tentavam se entender e não adiantava. Era hilário!

IMG-20140707-WA0033

As aulas são dividas durante a semana, sendo writing, listening, speaking e Reading. Meus horários eram das 8:00 até 12:30, como eu morava na residence almoçava lá, e voltava às 13:30 ou 14:30 e tínhamos aula até as 15:30 ou 16:30. Era bem puxado e cansativo, mas era bem legal. Não é preciso comprar os livros, todos são concedidos aos estudantes, porém não pode rasurar e com devolução no dia estipulado no fim do curso. Caso queira comprar, o valor é bem baixo em comparação ao tamanho do livro e todo o conteúdo.

1907410_10152186116186076_5479708132843282131_n

O curso também oferece programação pós aula e algumas dentro da universidade, o que facilita muito para quem fica em residence. Tivemos aula de batuque (não sei o nome), aula de zumba, uma beach party no salão da universidade, ice skating. Todas as atividades são feitas para que o aluno interagir e dominar mais a língua. Nos fins de semana também tinha atividade, íamos para alguma praia e era só preciso dar seu nome para os coordenadores e eles determinavam o horário e íamos naqueles bus amarelo sabe? Tudo já dentro do valor do curso.

10620695_10152186079071076_1907604302245795904_n

E por qual agência você foi? Quanto você gastou? Porque residence?

Primeiro, fiz tudo sozinha. O curso se chama IEP (International English Program), peguei toda a brochura, informações, valores e e-mails de contato no site deles e fui acertando e tirando minhas duvidas através desse email.

Quanto gastei? Como a Dilma estava muito legal, o dólar estava na casa dos 2,70 por aí, então no curso com residência, gastei uns 4 mil reais, sem contar passagem ou o que levei. E você precisa pagar no cartão de crédito (não parcela hein) ou em deposito bancário internacional. O que eu levei pra gastar foram cerca de 2 ou 3 mil dólares, mas porque fiquei com medo de passar fome (gordinha tem dessas), de dar algum problema e eu gastei mais com besteira do que com qualquer emergência em si. Além disso, eu também viajaria para New York depois, então se sobrasse, eu ficaria feliz e acharia que estava rica.

Eu tinha 23 anos, não queria ter curfew (“toque de recolher)”e queria fazer tudo o que pudesse. Na residence você tem uma chave de acesso do lugar e uma chave do seu quarto, então sem horários. É bagunça? Nem em sonho. É proibido beber álcool a não ser dentro do seu quarto, é proibido acender vela (sim, eles tem aqueles sensores e se um bombeiro aparecer lá sem ter fogo, são 200 doletas de multa) e tem os dias certos de cleaning (leia-se passam aspirador de pó, mas fica limpo). Tem uma lavanderia que você compra e carrega o cartão num acesso perto da residência. Tem lavadora e secadora, e tem o tempo certinho. Então você desce, deixa sua roupa lá, sobe , faz suas coisas e depois pega. Ah, você só precisa comprar o amaciante ou sabão em pó. No Walmart vende um treco quadradinho que faz tudo isso, você só coloca lá e limpa tudo e a roupa sai cheirosinha.

Há um local dentro da university em que você compra o cartão do bus. Você compra mensal e tem um número de viagens. Dá pra andar muito, mas se acabar, você pode comprar o bilhete individual ou pagar a passagem com moeda. SÓ moeda.

Tudo na universidade ou o que você precisa resolver é muito fácil. A universidade tem uns acessos subterrâneos bem legais, te deixam quase na rua, e todas as pessoas te explicam tudo de muito bom grado. Acho que é um ponto positivo do canadense. Eles são compreensíveis, solícitos e extremamente educados.

winni5

 

PASSO A PASSO PARA APLICAR

No site abaixo haverá informações como datas de admissão em todo o ano, valores, brochura, descrição do curso, etc.

  • Você pode tirar todas as suas dúvidas pelo e-mail iep@umanitoba.ca. Eles explicação tudo sobre o curso e enviará prontamente a carta de registro, em que deverá ser preenchido seus dados, acomodação escolhida e pagamento. Você também receberá o formulário de acomodação, com as regras e algumas perguntas tais como: quer pets na casa, tem restrição alimentar, etc.
  • Eles irão te registrar e você deve aguardar a carta de aceitação. Apenas com essa carta era possível fazer o visto de estudante. Como houve alterações, é bom se informar corretamente antes.
  • Recebendo a carta de aceitação, haverá instruções de como se registrar no site da universidade. Será importante lembrar esse registro, você fará seu placement test com esse acesso na data informada.
  • Você será informado do e-mail da coordenadora e assim que você tiver os dados do seu voo, deverá informá-la para que seja agendado o pick up.
  • Após alguns dias, receberá sua confirmação de acomodação, com algumas regras e alguns itens essenciais que você deve levar durante sua estadia em Winnipeg. Solicitam novamente para confirmar o voo e te informam um número de emergência, caso o voo atrase.
  • Antes de sair do Brasil, você receberá no e-mail a data da apresentação do curso, local e programação. Você receberá um mapa da universidade quando chegar e poderá se localizar onde será a apresentação. Lembrando que eles darão lanche e é feito um tour dentro da universidade. Neste dia, você tem o resultado do seu placement test feito no Brasil.
  • Assim que acabar a apresentação, você receberá no seu e-mail, informações quanto a sala, nível, data de início e término e schedule das aulas.

Todas as informações quanto à orientação da prova final, eventos, retorno dos livros serão feitos pelo seu e-mail. Mas será sempre lembrado e explicado durante as aulas.

As atividades extras são postadas no facebook também para facilitar.

 *

VALORES 2016

** De acordo com o site, podendo sofrer alterações

 ONE-TIME ADMISSION FEE USD 300

TUITION: USD 1200/ mês

ROOM AND BOARD:     RESIDENCE – USD 1150 / mês

                                               HOMESTAY – USD 700 / mês

*

Agora vem a pergunta: você recomendaria? Com certeza! É pouco tempo, é. Mas conheci pessoas incríveis e de diversos lugares do mundo e posso dizer que fiquei muito independente nesses 30 dias. Fiz tudo sozinha, me virei do jeito que pude em tudo!

Então vai! Um mês ou dois, que seja. Se aperta, leva marmita no trabalho, demora dois meses pra arrumar o cabelo. Dane-se!

Tudo é adaptável, tudo é mutável. Mas o que fica no coração, é pra sempre.

E eu te falo, você não vai se arrepender.

Thayná Almeida

Publicitária, escorpiana, sonhadora e com um desejo de sair conhecendo esse mundo. Ainda não sabe o que quer fazer da vida, mas tem certeza de que o Universo vai mostrar o caminho.

Este post tem 7 comentários

  1. Juliana Yamashita

    Adorei a matéria Thavany!!! Tenho muita vontade de fazer um intercambio nem que seja de 1 mês, agora me resta juntar umas belas dilmas kkkk bjos

    1. Thayná Almeida

      Obrigada, Juliana!! Que bom que você gostou! Vai que é sucessooo e você vai conseguir economizar com certeza. O que me ajudou a juntar dinheiro (por mais simples que pareça) foi listar t-o-d-o-s os meus gastos. Quando você escreve e olha com o que tá gastando começa a ficar mais consciente e conseguimos ver a nossa prioridade. 🙂

  2. raissa

    nossa!!! amei !!! estou nessa mesma situação… querendo ir mas so tenho as minhas ferias.. mas me responde uma coisa, o seu nivel de inglês era bom? vc fazia cursinho antes de ir ? bjsss

    1. admin_diario

      Oi, Ra!! Tudo bem? Dá uma dúvida né? A gente quer ir, mas tem que conciliar com as férias! O meu nível era avançado pois eu já tinha terminado meu curso no CNA, mas eu fiquei mais de 5 anos sem praticar sabe? Fez muita diferença o intercâmbio! Já estava enferrujada rs vale a pena o esforço! Um bjoo

  3. Karen

    Olá Thayna,
    maravilhoso blog <3 estou amando
    Eu queria saber, desses 2/3 mil dolares q voce levou pro seu intercambio, quanto voce gastou no Canada?
    E qnt voce acredita q seja o "min necessario"

    1. Thayná Almeida

      Oi, Karen! Tudo bem? Nossa, mil desculpas pela demora!
      Foi a minha irmã Thavany que fez o Intercâmbio e eu estava conversando com ela sobre os valores. Ela disse que como ficou em residencia estudantil com 3 refeições por dias, então deu para economizar muito. Gastou cerca de $150 por semana no máximo, isso pq ela chegou a fazer compras. Ela disse que $1000 dá para um mês tranquilo, a não ser que você queira sair muito e viajar bastante por lá.

      Mas ela considera que CAD 1000 é o ideal!

      Um beijo!

      1. Karen

        Nossa, que ótimo! Obrigada

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.