O processo seletivo no Brasil é realizado SOMENTE pela STB. Todas as informações são divulgadas no site. Você pode se cadastrar o quanto antes na página do programa, assim receberá todas as novidades do programa por e-mail e também quando ocorrerá a primeira etapa do processo.Basta se cadastar e esperar eles divulgarem onde será a palestra. Demora… hahaha Me cadastrei em Janeiro e somente no começo de Maio a primeira etapa foi divulgada. Enquanto isso, desde o começo do ano o pessoal já se informa sobre o programa, participa do gupo no Facebook (Futuros Disney Cast Members), vão se conhecendo e trocando informações sobre os documentos que precisamos levar nas etapas, como é o programa, pedem dicas de quem já foi, etc.
Então vamos lá! Resumo: Cadastre-se no site, aguarde a divulgação da primeira etapa (abril/maio), compareça na palestra com todos os documentos necessários, sua entrevista com a STB será na semana seguinte, você irá seguir todos os passos e conseguir todos os documentos necessários, e 1 mês e meio depois vai descobrir se passou ou não para a segunda etapa (até lá você já surtou de ansiedade hahaha). Em seguida você aguarda a palestra da Disney, agenda a sua entrevista e em 10/15 dias no máximo sai o resultado oficial. Você receberá um e-mail com todas as informações para aceitar a job offer, assim como a sua role (“papel”-posição), data de embarque, etc. Depois, basta seguir as ordens da Disney, documentos, tirar o visto, etc. Em breve farei um post somente sobre a 1a etapa, 2a etapa, documentos e o procedimento depois que você foi selecionado.
1a etapa: STB
A 1a etapa ocorre com a STB e é composta por uma palestra e uma entrevista, ambas obrigatórias.
- Documentos:
– Currículo em inglês;
– 1 foto 5×7 sorrindo;
– Cópia das páginas 1, 2 e 3 do seu passaporte válido (caso possua) ou confirmação de agendamento;
– Letter of Intend (Uma carta contando sobre você e o que você pretende – em inglês);
– Proof of Student (Será entregue na palestra – sua faculdade deve carimbar e assinar comprovando que você está devidamente matriculado em um curso de 4 anos reconhecido pelo MEC);
– Lista de Roles (Será entregue na palestra).Na verdade, eles não pegam esses documentos na palestra, a não ser que você seja de fora do local em que esta sendo realizada. Nesse caso, a sua entrevista tem grandes chances de ser no dia. Mas já é bom ter todos esses documentos o quanto antes 🙂
- Palestra:
É o momento do tudo ou nada! haha Você vai ouvir tudo sobre o programa, requesitos, documentos, disney look, etc. TODAS as informações necessárias são passadas nessa palestra, assim como são lembradas por e-mail. Você poderá tirar muitas dúvidas nesse dia! A palestra é em português. No final também será entregue o Proof of Student (Documento que sua faculdade deve assinar e carimbar comprovando que você é um universitário regularmente matriculado) e uma lista de roles (“papéis” – porque você está em um espetáculo e nele cada um tem um papel e faz parte do elenco, sendo assim você é um “cast member” haha) para você numerar por ordem de preferência. Nesse dia não é necessário traje formal.
- Entrevista:
Assim que você sair da palestra vai receber uma senha com a data, horário e local da sua entrevista. Essas senhas podem ser trocadas com outras pessoas no local. A entrevista já começa no dia com pessoas que vem de fora. É uma entrevista de emprego normal, onde o recrutador quer saber sobre você, o que estuda, se trabalha ou não, porque você quer trabalhar na disney, porque tem como preferência tal role, etc.
- Resultado:
A resposta é através do próprio site do STB. Você irá colocar o seu nome e e-mail na área de candidatos selecionados e descobrir a tão esperada resposta. Você pode ser selecionado (o/), ficar de stand by (na reserva, mas há grandes chances de ser chamado para a próx etapa porque muitas pessoas desistem) e reprovado (não desista!! 🙁 )
Os dias e locais são divulgados pelo STB, basta ficar atento ao site ou então se cadastrar para receber informações.
2a etapa: Disney
A 2a etapa ocorre com direto com os recrutadores da Disney e também é composta por uma palestra e uma entrevista, ambas obrigatórias.
- Documentos:
Já estará tudo ok, apenas leve RG e o comprovante de agendamento da entrevista impresso (por precaução).
- Palestra:
É muito mais “Disney” hahaha Você vai basicamente as mesmas coisas, só que mais completas e dinâmicas, com vídeos e a todo momento a palestrante interage com o pessoal, fazendo até uma joguinho de perguntas & respostas.TODAS as informações necessárias são novamente passadas nessa palestra, assim como são lembradas por e-mail. A palestra é em inglês. Nesse dia énecessário traje formal.
- Entrevista:
Eles vão te mandar e-mail para você agendar a sua entrevista. NÃO É POSSÍVEL TROCAR. Escolha muito bem a sua data, pois será essa e não adiantar ligar pra STB, mandar e-mail pra Disney, porque será essa. No agendamento ainda é possível remarcar, mas as datas somem MUITO rápido e você corre um risco ainda maior de pegar uma data e horário péssimos.
Você vai chegar no local marcado, adiantado, vai pegar a fila para ser entrevistado, vai ser chamado antes para medir a sua altura (para o entrevistador saber se você tem chance de ser character performer). Você vai estar nervoso, suando, implorando para pegar um recrutador mega legal (acredite ou não: todos são super simpáticos!) e ainda vai conhecer possíveis futuros cast members na fila pra compartilhar o nervosismo haha.
O seu recrutador vai te chamar pelo nome e seguir com você até a mesa dele, fazer as perguntas (basicamente as mesmas da primeira entrevista, só que mais elaboradas), as entrevistas variam muito de recrutador, role de preferência, etc., então não existe um padrão definido. Lembre-se de uma coisa: a safety dosguests é o que mais importa!
Vou fazer um post elaborado contado das entrevistas, mas é isso. É uma entrevista de emprego normal, tente ficar o mais calmo possível e responder as perguntas demonstrando o seu interesse em trabalhar e ajudar a criar a magia.
- Resultado:
É a pior parte, o tudo ou nada haha. Você vai receber a resposta por e-mail, e olha, demora. É desesperador!! Você começa a ficar doido e checar o seu e-mail todos os dias, mesmo sabendo que ainda não é o dia do resultado.
As respostas são as mesmas e você também pode ficar de stand by.
Se você recebeu “Congratulations! You have been selected to participate in a Disney International Program!” já sai correndo, chora, grita, pula, porque a emoção é grande viu! haha Depois de tanta expectativa e de esperarpacientementeo resultado, você merece!!
Se você ficou de stand by, NÃO DESISTA! Muitas pessoas deixam de participar do programa e novas vagas surgem.
Se você foi reprovado, também NÃO DESISTA! Tente ano que vem, reflita no que você acha que errou, melhore o seu inglês, faça de tudo, mas por favor: TENTE NOVAMENTE!
- Job Offer e Data de Embarque:
Assim que você receber o e-mail será direcionado para o link onde deve ler e aceitar a sua job offer. Você já irá saber a sua role e a data do seu programa. O local em que você irá trabalhar só é falado lá na Disney, em seu primeiro dia você descobre em qual condomínio vai morar e o local de trabalho.
Imprima a sua Job Offer pois você irá precisar dela. Depois disso, se prepare para os 1282930 documentos hahaha.
Vale a pena.
Thay ºoº