Pra quem está conhecendo pela primeira vez o blog, deve ter reparado que a maioria (todos) dos posts são sobre a Disney ou algo relacionado a mesma, mas isso tem um motivo especial: eu trabalhei na Disney em 2014/2015, através do Disney International College Program. Parece impossível né? Só que não é e eu estou aqui para falar tudo sobre como conseguir fazer parte da magia lá em Orlando!
Aqui já fiz alguns posts contando sobre a experiência, mas vamos fazer um resumão pra retomar o blog por onde tudo começou. Eu criei o blog na minha primeira viagem pra Disney em 2012, fui visitar a minha irmã fazendo o seu segundo ICP (atualmente chamado de CEP – Cultural Exchange Program) e queria compartilhar a minha viagem. Fiz um post e não mantive depois, mas quando eu estava lá vendo de perto aquelas pessoas felizes, desejando “have a magical day” e diversos brasileiros fazendo parte daquilo, eu prometi: “um dia eu vou trabalhar aqui”.
Destino ou não, o primeiro brinquedo que fui se chama Peoplemover, na Tomorrowland – Magic Kingdom, foi o primeiro parque que fomos em 2012 e bem na hora do almoço, então andamos e fomos direto comer no Cosmic Ray’s Starlight Café e, pra fazer digestão, decidimos ir nesse trenzinho que era calmo e não iríamos perder tempo sem ir em nada. Eu nem esperava que dois anos depois eu voltaria para lá e este seria um dos brinquedos que eu iria trabalhar.
Agora, vamos ao que importa: “Como você conseguiu? É difícil? Mas é remunerado? Quanto custa pra ir? Vale a pena?”
O QUE É O DISNEY INTERNATIONAL COLLEGE PROGRAM?
O Cultural Exchange Program (Disney International College Program) é um programa de trabalho remunerado nos parques e hotéis do complexo Walt Disney World® Resorts, em Lake Buena Vista, na Flórida, durante as férias de verão do Brasil. Voltado para universitários a partir de 18 anos de idade, com inglês fluente, o programa permite aos participantes adquirir habilidades pessoais e profissionais que irão alavancar as suas carreiras. (Fonte: STB – recrutadora oficial da Disney no Brasil)
É o intercâmbio ideal para aprimorar ainda mais o inglês, fazer amizades pelo mundo inteiro, amadurecer com os novos desafios, novas experiências e acompanhar os bastidores daquela magia que te acompanhou na infância. Já imaginou trabalhar na maior empresa de entretenimento do mundo e colocar no currículo que você recebeu o treinamento de uma das mais poderosas marcas mundiais?
É uma daquelas oportunidades que você sempre sonhou, mas acreditava ser impossível. Agora que você sabe que essa oportunidade é mais real do que imagina, dá pra ir atrás do seu sonho. Não é mesmo?
Leia o post “7 coisas que eu aprendi trabalhando na Disney” e veja como vale a pena.
MAS COMO FUNCIONA? O QUE EU VOU FAZER LÁ?
Primeiro você vai passar pelo processo seletivo que consiste em duas etapas: a primeira com o STB (a única agência que recruta brasileiros pra Disney), no qual é a participação em uma palestra (em português) que eles vão te falar tudo sobre o programa e depois tem a entrevista com eles (em inglês) para fazerem um “filtro” antes de passar pela Disney. A segunda etapa é com a Disney e seus recrutadores, no mesmo formato só que mais “intenso”, uma palestra e depois uma entrevista em inglês também. Vale lembrar que o processo seletivo e as regras podem mudar e ter alterações, por isso é importante acompanhar o site do STB para ter as informações oficiais e participar do grupo no facebook Futuros Disney Cast Members 2016/2017 (um grupo com pessoas interessadas em participar do programa e quem já foi faz parte também pra tirar as dúvidas do pessoal).
Bom, você vai receber uma lista de “roles” (“papéis”) que você pode atuar e ah, lá você não é um funcionário, é um membro do elenco (cast member) e os visitantes na verdade são guests (convidados). Nessa lista você poderá colocar a sua preferência, mas já adianto que o programa é um tiro no escuro: você vai sem saber no que vai trabalhar, onde vai cair, onde vai morar, com quem, etc. Tudo você descobre lá então é importante que você vá com a mente aberta para desafios e tem que ser bem flexível.
Lá você pode cair desde limpar chão até operar brinquedo, mas todas as roles são cheias de muito amor <3 Vou falar delas mais pra frente, mas não pense que é trabalho fácil. É algo que pode ser que no Brasil você não faria, mas essa experiência vale muito a pena e (a não ser que você não dê sorte) é muito melhor do que ficar sentado no escritório resolvendo aqueles problemas que não valem a dor de cabeça.
Quer saber mais sobre a vida de um ICP? Leia meu texto clicando aqui e veja também um especial da visão da minha amiga fada-madrinha mais linda do programa!
QUAIS SÃO OS PRÉ-REQUISITOS?
– Ter no mínimo 18 anos de idade até a data de início do processo seletivo.
– Ter inglês fluente.
– Ser estudante universitário regularmente matriculado em curso presencial reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), com duração mínima de quatro anos e calendário acadêmico regular.
– Estar cursando entre o segundo e o último período acadêmico.
– Ter disponibilidade para iniciar e completar o programa a partir de meados de novembro até o começo de março do ano seguinte.
– Possuir condições financeiras para custear bilhete aéreo de ida e volta, seguro médico internacional, as primeiras duas semanas de acomodação e despesas de visto.
– Estar apto a morar com participantes de diferentes países e culturas.
– Ser extrovertido, alegre e flexível.
Fonte: STB
Muitos se assustam com a parte do inglês fluente, mas é mais tranquilo do que parece. Eu fui sem ter feito um intercâmbio antes, mas fiz curso de inglês a vida inteira. O que importa mesmo é você ter inglês bom o suficiente pra se comunicar, falar e entender, mas nada de “nossa meu inglês é perfeito”, ter o nosso sotaque não tem problema algum (claro), então se você consegue manter uma conversa em inglês pode tentar sem medo. E ah, é importante também vocês saberem que as possíveis datas de embarque (sim, são mais de uma) são mencionadas na palestra, pode ser que você vá em novembro mesmo ou só em dezembro). O meu programa foi do dia 16/12/14 a 27/02/15.
Outra coisa: o programa dura cerca de 3 meses e depois você tem o “grace period”, que é um mês para viajar pelos EUA (mas não pode trabalhar e nem estudar), e quem já participou desse programa (alumni) e quer tentar de novo só pode voltar para o da Califórnia ou para algum dos outros tipos de programa que a Disney oferece (vou falar depois em posts mais pra frente, mas um deles minha irmã vai participar este ano que se chama Hospitality – cerca de 6 meses na Disney).
FIQUEI INTERESSADO… MAS COMO É MESMO ESSA COISA DE “ROLE”?
Você vai receber na palestra o papel com todas as roles disponíveis, que são as funções que você pode exercer lá. Você pode cair em attractions & operations, housekeeping, merchandising, quick service, full service, character attendent, character performer, etc. Tem mais roles, mas essas são as que estão disponíveis no site do STB e depende muito também de quais roles eles vão ofertar este ano. Mas são coisas operacionais e básicas, como trabalhar nas lanchonetes, restaurantes, em lojas, acompanhar e ser assistente do personagem, ser amigo de algum desses personagens (segredo), auxiliar na limpeza (sem esquecer que lá na Disney todos os cast members também auxiliam na limpeza, mas vamos deixar isso pra palestra :).
Eu já fiz o meu Way of Life dos brinquedos em que trabalhei, vocês podem conferir clicando nos links abaixo:
- WOL: Attractions – Tomorrowland
- WOL: Astro Orbiter
- WOL: Stitch’s Great Escape
- WOL: PeopleMover
PARECE SER DEMAIS, MAS O DÓLAR ESTÁ UM ABSURDO. É REMUNERADO? CONSIGO SOBREVIVER COM O QUE EU VOU GANHAR LÁ? QUANTO QUE SAI O CUSTO DESSE PROGRAMA?
Sim, o dólar está um absurdo e dá vontade de chorar todos os dias </3, mas nada que um bom planejamento e um help de quem for possível não dê conta haha Vou compartilhar os meus custos com o programa, lembrando que pode variar e isso é muito relativo. Vamos agora pensar no bolso:
Na palestra estimaram um custo de USD2.500 (passagens, seguro saúde, taxas de visto, taxas de assessement fee, transfer, etc). Se você é de fora dos locais onde serão realizadas as palestRas/entrevistas, o seu custo será maior por causa do transporte e hospedagem. Os meus gastos em dólar (que na época não estava R$4 e pouco).
– Assessment fee: USD304,50 (taxas do programa + 2 semanas de housing)
– Passagem ida-volta (valor varia de cada pessoa): USD1.165,00 (sem grace period)
– Seguro saúde (obrigatório pela Disney): USD237 – HTH Worldrwide Disney Corp Plan 2
– Visto: USD160
– Taxa SEVIS: USD35
Total: USD 1.901,50
Você deve acrescentar USD500 para levar na viagem (valor sugerido), pois não recebemos assim que chegamos (claro) e também temos que comprar as coisas para o apartamento: roupa de cama, toalha, comida, etc. Ou você também pode levar e economizar. Eu levei USD1000 pois queria comprar um celular (que por sinal comprei e perdi 10 dias depois, e a Disney encontrou e me localizaram no meu último dia de trabalho, foi surreal e depois conto pra vocês. Qual a chance de encontrar o seu celular perdido meses depois e ainda devolverem?!) Enfim, se não fosse isso eu conseguiria sobreviver na primeira semana com os USD500, mas sem sair gastando, comprando roupa, ou coisa e tal. Fui na economia mesmo e lá me mantive com dinheiro contado (sobrevivi!!!!). Eu levei cobertor, lençol e travesseiro de casa (não lembro se levei toalha também), depois deixei tudo lá.
O salário varia de role para role e das horas extras que cada um pega, mas agora são $9/h. O aluguel já vem descontado no seu salário e livre, pra passar a semana, eu ganhava cerca de USD250, fazendo hora extra uns USD300. Mas eu fui attractions e foi complicado para conseguir shift, então fui “pobre”. Mas conheço umas pessoas que conseguiram juntar até dinheiro pra bancar o Grace Period. É tudo uma questão de economizar, mas dá pra sobreviver com o que ganha lá sim. Eu comprava de comida de UM DÓLAR (Michellina’s AMOR ETERNO) e, por incrível que pareça, não passei mal! Só colocar no microondas, não precisa cozinhar, lavar louça, etc e tal. hahahah Nada como chegar ao extremo da economia!
O ideal é já ir juntando e trocando dólar durante o ano inteiro, mesmo que você não passe depois (dá pra vender ou fazer outra viagem), pra não correr o risco de deixar pra trocar em cima da hora e pegar o dólar mais caro ainda, mas também pode ser que diminua. Enfim, isso é mas uma coisa que eu faria diferente seria o planejamento pra viagem mesmo se eu não tivesse passado, teria me ajudado muito se eu tivesse economizado desde o começo do ano quando pensei em ir…
E O PROCESSO SELETIVO? CONTA MAIS!
O processo seletivo é dividido em 2 etapas:
1a etapa: STB
A 1a etapa ocorre com o STB e é composta por uma palestra e uma entrevista, ambas obrigatórias.
Documentos:
– Currículo em inglês;
– 1 foto 5×7 sorrindo;
– Cópia das páginas 1, 2 e 3 do seu passaporte válido (caso possua) ou confirmação de agendamento;
– Letter of Intend (Uma carta contando sobre você e o que você pretende – em inglês);
– Proof of Student (Será entregue na palestra);
– Lista de Roles (Será entregue na palestra).
Na verdade, eles não pegam esses documentos na palestra, a não ser que você seja de fora do local em que esta sendo realizada. Nesse caso, a sua entrevista tem grandes chances de ser no dia. Mas já é bom ter todos esses documentos o quanto antes 🙂
Palestra:
É o momento do tudo ou nada! haha Você vai ouvir tudo sobre o programa, requesitos, documentos, disney look, etc. TODAS as informações necessárias são passadas nessa palestra, assim como são lembradas por e-mail. Você poderá tirar muitas dúvidas nesse dia! A palestra é em português. No final também será entregue o Proof of Student (Documento que sua faculdade deve assinar e carimbar comprovando que você é um universitário regularmente matriculado) e uma lista de roles (“papéis” – porque você está em um espetáculo e nele cada um tem um papel e faz parte do elenco, sendo assim você é um “cast member” haha) para você numerar por ordem de preferência. Nesse dia não é necessário traje formal.
Entrevista:
Assim que você sair da palestra vai receber uma senha com a data, horário e local da sua entrevista. Essas senhas podem ser trocadas com outras pessoas no local. A entrevista já começa no dia com pessoas que vem de fora. É uma entrevista de emprego normal, onde o recrutador quer saber sobre você, o que estuda, se trabalha ou não, porque você quer trabalhar na disney, porque tem como preferência tal role, etc.
Resultado:
A resposta é através do próprio site do STB. Você irá colocar o seu nome e e-mail na área de candidatos selecionados e descobrir a tão esperada resposta. Você pode ser selecionado (\o/), ficar de stand by (na reserva, mas há grandes chances de ser chamado para a próx etapa porque muitas pessoas desistem) e reprovado (não desista!! 🙁 )
Os dias e locais são divulgados pelo STB, basta ficar atento ao site ou então se cadastrar para receber informações.
2a etapa: Disney
A 2a etapa ocorre com direto com os recrutadores da Disney e também é composta por uma palestra e uma entrevista, ambas obrigatórias.
Documentos:
Já estará tudo ok, apenas leve RG e o comprovante de agendamento da entrevista impresso (por precaução).
Palestra:
É muito mais “Disney” hahaha Você vai basicamente as mesmas coisas, só que mais completas e dinâmicas, com vídeos e a todo momento a palestrante interage com o pessoal, fazendo até uma joguinho de perguntas & respostas. TODAS as informações necessárias são novamente passadas nessa palestra, assim como são lembradas por e-mail. A palestra é em inglês. Nesse dia é necessário traje formal.
Entrevista:
Eles vão te mandar e-mail para você agendar a sua entrevista. NÃO É POSSÍVEL TROCAR. Escolha muito bem a sua data, pois será essa e não adiantar ligar pro STB, mandar e-mail pra Disney, porque será essa. No agendamento ainda é possível remarcar, mas as datas somem MUITO rápido e você corre um risco ainda maior de pegar uma data e horário péssimos.
Você vai chegar no local marcado, adiantado, vai pegar a fila para ser entrevistado, vai ser chamado antes para medir a sua altura (para o entrevistador saber se você tem chance de ser character performer). Você vai estar nervoso, suando, implorando para pegar um recrutador mega legal (acredite ou não: todos são super simpáticos!) e ainda vai conhecer possíveis futuros cast members na fila pra compartilhar o nervosismo haha.
O seu recrutador vai te chamar pelo nome e seguir com você até a mesa dele, fazer as perguntas (basicamente as mesmas da primeira entrevista, só que mais elaboradas), as entrevistas variam muito de recrutador, role de preferência, etc., então não existe um padrão definido. Lembre-se de uma coisa: a safety dos guests é o que mais importa!
Vou fazer um post elaborado contado das entrevistas, mas é isso. É uma entrevista de emprego normal, tente ficar o mais calmo possível e responder as perguntas demonstrando o seu interesse em trabalhar e ajudar a criar a magia.
Resultado:
É a pior parte, o tudo ou nada haha. Você vai receber a resposta por e-mail, e olha, demora. É desesperador!! Você começa a ficar doido e checar o seu e-mail todos os dias, mesmo sabendo que ainda não é o dia do resultado.
As respostas são as mesmas e você também pode ficar de stand by.
Se você recebeu “Congratulations! You have been selected to participate in a Disney International Program!” já sai correndo, chora, grita, pula, porque a emoção é grande viu! haha Depois de tanta expectativa e de esperar pacientemente o resultado, você merece!!
Se você ficou de stand by, NÃO DESISTA! Muitas pessoas deixam de participar do programa e novas vagas surgem.
Se você foi reprovado, também NÃO DESISTA! Tente ano que vem, reflita no que você acha que errou, melhore o seu inglês, faça de tudo, mas por favor: TENTE NOVAMENTE!
Job Offer e Data de Embarque:
Assim que você receber o e-mail será direcionado para o link onde deve ler e aceitar a sua job offer. Você já irá saber a sua role e a data do seu programa. O local em que você irá trabalhar só é falado lá na Disney, em seu primeiro dia você descobre em qual condomínio vai morar e o local de trabalho.
Imprima a sua Job Offer pois você irá precisar dela. Depois disso, se prepare para os 1282930 documentos hahaha.
VOCÊ FALOU SOBRE MORADIA… COMO FUNCIONA? POSSO ESCOLHER COM QUEM EU QUERO MORAR?
Você pode morar em um dos quatro condomínios da Disney, eles ficam fora do complexo e são exclusivos para quem faz os programas da Disney. As opções são: Chatham Square, The Commons, Vista Way e Patterson. Todas as informações serão disponibilizadas melhor quando você preencher o formulário colocando em ordem de preferência e também pode colocar a quantidade de roomies, algumas datas permitem você linkar um amigo para morar com você. Não vou saber explicar bem sobre isso pois a minha data não foi permitida, mas quem foi nos primeiros embarques conseguiu.
De qualquer forma você precisa pensar em como quer viver essa experiência e eu preferi arriscar e deixar o “destino” escolher com quem eu iria morar. Confesso que cair com brasileiro deve ser mais divertido, você faz mais amizades, tem alguém ali que te entende mesmo, enfim, eu acho que cria um laço de amizade mais forte. O meu caso foi diferente, eu sou under e cai no Patterson com mais 5 americanas, mas uma já tinha ido embora. Elas eram muito gente boa, a casa já estava montada, mas eram todas over, e lá ou o apartamento é todo de over (maior de 21 anos) ou todo de under (menor de 21), se tiver misturado depois de um tempo conforme vai acabando o programa do pessoal de lá eles te mudam para um apê de acordo com a idade. Eu fiquei praticamente um mês (se eu não me engano) morando no Patterson com elas e foi ótimooo para o meu inglês e elas eram muito gente boa, mas elas já estavam juntas há um bom tempo então tinham um laço maior de amizade, eu fui a última a chegar então não foi a mesma coisa do que começar do zero com outras pessoas.
Quando chega a hora de você mudar de condomínio por conta da idade, você vai receber um e-mail e pode ser que você permaneça no mesmo condomínio ou mude. Graças a Deus eu me mudei para o Vista Way, condomínio que eu amava porque a maioria dos meus amigos eram de lá, tinha tudo perto, ponto de ônibus, cici’s, wendys, dollar tree, walgreens, etc. Nossa, que delícia era morar lá! Eu comecei do zero com mais 4 peruanas e uma americana (minha roomie) e nos demos super bem. Conseguimos deixar lá a nossa cara e foi sensacional. Melhor ainda que o Rafael também se mudou pro Vista e o Antonio já morava lá, tenho um carinho especial por esses dois (pra saber da história deles clique aqui).
Voltando aos condomínios, eu cheguei a visitar os 4 e vou fazer os meus comentários:
- Chatham Square: ótimo, achei enorme o apartamento e tem um ponto de ônibus bem na frente;
- Commons: é lindo demais, acho ideal para quem faz os outros programas e vai ficar mais tempo do que o ICP, é bem reformado e é o único que tem máquina de lavar dentro do apartamento (os outros não tem e você paga USD1,25 por máquina toda vez que vai lavar/secar). Só que também é o condomínio mais caro de se morar. E ah, tem ponto de ônibus dentro e fica a 5 minutos do outlet.
- Vista Way: Ele é o mais antigo, então a reforma deixa a desejar e muitos comentam que lá é velho, tudo acabado, etc. Eu, particularmente, achei bom (apesar de não ter nada novo mesmo) e tem que levar em conta que você vai ficar a maioria dos seus dias fora de casa e só volta pra dormir. É o mais barato, o mais divertido (conhecido pelas festas), o “terminal” de ônibus fica nele então em questão de transporte é ótimo e também é bem movimentado, você sempre vai encontrar alguém pelo condomínio;
- Patterson: Ai… Minha primeira casinha, mas era tão chato 🙁 É lindo o apartamento, não tenho o que reclamar, muito grande e tinha até varanda, mas é um deserto haha Não tem nada perto e o ponto de ônibus mais próximo é o do Chatham. E nenhum dos seus amigos vai querer ficar indo lá porque realmente não tem nada especial.
Saiba mais sobre os condomínios em que morei: Patterson e Vista Way.
EU QUERO MUITO IR!!! E AGORA, POR ONDE EU COMEÇO?
Olha, você deve querer ir mesmo depois de ter lido até aqui!! Então vamos lá, por enquanto está fácil pois o processo seletivo ainda não começo, mas duas coisas que você deve fazer>
- Ler o site do STB e se cadastrar para receber as informações oficiais;
- Entrar no grupo Futuros Disney Cast Members 2016/2017.
E qualquer coisa que você precisar ou quiser saber mais, pode dar uma lida no blog pra ver todos os posts (tem inclusive sobre uma road trip que fiz no meio do programa pra New Orleans) e pode me mandar um e-mail (almeidathayna@hotmail.com) ou chamar no facebook que fico mais do que feliz em ajudar! E não deixe de acompanhar a página do facebook do blog pois agora voltei e pretendo compartilhar ao máximo com vocês <3
Eu tenho certeza de que VOCÊ consegue.
“If you can dream it, you can do it!” – Walt Disney
– Thay
THAAAY! Estou querendo muito fazer o programa esse ano, mas o dólar está tão caro! Estou fazendo as contas e tudo mais mas gostaria de saber se é preciso pagar um Transfer do aeroporto para o Vista Way quando a gente chega lá ou a STB já tem e oferece aos futuros Cast Members e se não você sabe mais ou menos quanto fica?
Estou tentando pensar em tudo q preciso pagar pra saber se vai dar pra eu ir esse ano!
Adorei o Blog e você parece ser um AMORZINHO! s2
Oiiii!! Então, você pega por conta, mas sai baratinho pq você divide com outras pessoas! Depois que você chega no Vista Way e faz todo o check-in, a Disney fornece o transporte pra te levar pro seu condomínio!
Obrigada <3
pô, vc se achava pobre com $250?!? imagina eu q ganhava uma média de $180 por semana – já descontados o aluguel e as taxes…!! hahahaha fiz o ICP 11/12 e fui full service no Yacht & Beach Club Resort, então meus shifts eram de no máximo 7hrs… eu era pobre mas aproveitei muito os parques, até pq sobrava muito tempo…!! foi a melhor experiência da minha vida, e sonho em voltar a trabalhar lá todos os dias!! vale demais a pena…!!
Juraa?! em relação as outras roles attractions era mais pobre 🙁 era muito mais complicado pra pegar o shift! Nossa, deve ser uma delícia trabalhar no Yatch :O
Vale muito a pena mesmo!!
Adorei o post Thay! Parabéns e continue a deixar as suas experiências aqui! Bjo do Re =^^=
Que bom que achei esse post seu! Já estou me planejando pra esse programa desde o ano passado e agora que está chegando mais perto de começar o processo eu estou muito muito ansiosa e espero muito que dê certo!
Adorei o blog, beijos 🙂
Olá, Mayara! Tudo bem? Fico feliz que você tenha gostado <3 vai dar tudo certo, estamos torcendo por você! Se precisar de alguma ajuda é só falar, tá? Um beijo!
E preciso ter ido pra Disney alguma vez, tenho essa duvida. As pessoa que vi que fizeram o progama, todas já tinham ido pra disney antes?
Oi, Sidnei! O primeiro programa da Disney é o ICP (3 meses). Só depois de ter passado por ele que você consegue consegue aplicar os outros que tem uma duração maior!
Segue o link sobre o ICP: http://m.stb.com.br/#/home/cultural-exchange-program
Abs!
Oi Thay. Estou pesquisando bastante sobre o ICP e quero aplicar pra próxima temporada. Tenho uma duvida e provável voce conseguirá me ajudar 🙂 Temporada 16/17 seria deste ano ate meados de 2017, e 17/18 contado a partir de fim de 2017 ate meados de 2018? Valeu 😀
Oi, Bruno! Que legal que você está pesquisando e veio parar aqui no blog 😊😊 é exatamente isso! Normalmente as datas começam em novembro, então éde novembro de 2016 à fevereiro de 2017! E assim vai para todos os anos! Vc pega o final do ano que você vai e o começo do ano seguinte! Se você for aplicar pra 17/18 você pega a partir de nov de 2017 e começo do ano de 2018. Bjs!
Olá Thayná, antes tudo, parabéns pelo blog!
Segundo, há dias que eu venho instigado a participar do CEP para 2017/2018, mas antes tenho algumas dúvidas. Sei que você especificou bastante os seus gastos, mas, preciso saber, o que você ganhou lá cobriu o que gastou? Eu realmente quero ir pela experiência (sou aluno de Letras-Inglês e isso seria ótimo para o meu currículo), mas não posso me dar ao luxo de pagar para trabalhar, infelizmente. Se você puder me dar o máximo de dicas acerca dos gastos e planejamento eu vou te agradecer pra sempre! HAHA Desde já, obrigado pela atenção!
Oi, David! Tudo bem?
Fiquei muito feliz com o seu comentário! Que bom que você gostou e espero muitoooo que você realmente tente o CEP 17/18, é uma experiência incrível!
Sobre os gastos, eu super entendo: eu era estagiária na época, fui com o dinheiro contadinho e o que eu ganhasse lá teria que me bancar (ou já era hahahha). Eu levei apenas um cartão cotação para emergência, mas eu tinha apenas uns USD200 nele. Caso eu tivesse algum problema, meu pai conseguiria me transferir dinheiro daqui pra lá. O melhor de tudo: não precisei pedir dinheiro em momento algum!! Eu fui com tudo bem apertado sabe? Tinha um extra de emergência, mas meu foco sempre foi me manter com o que eu ganhasse lá.
Você precisa levar uns USD500 para sobreviver as duas primeiras semanas, já que você não recebe o salário logo quando chega. E também para comprar as coisinhas básicas (e ainda sobra, é só ter controle). Depois disso, tudo o que você trabalha é pra cobrir suas despesas e ainda sobre. Eu fui attractions (a gente sempre zoa que attractions é pobre pq é muito limitado pra gente trabalhar em outro lugar e temos poucas horas, claro que depende de onde você cai), mas do salário que você recebe toda quinta-feira (é semanal, diferente do que estamos acostumados aqui no Brasil) já vem descontado a sua moradia (o valor varia dependendo do condomínio e quantidades de pessoas que dividem o apê com você) e também as taxas obrigatórias. Tirando isso, eu tinha uns USD250, USD300 livres por semana para arcar com as minhas despesas. Era apenas comida e algumas coisinhas de casa, o resto eu conseguia sair e comprar algumas coisas.
Não precisei pedir dinheiro pra ninguém (uma vez passei perrengue, fiquei só com USD5 na conta, mas deu tudo certo hahahhaha) e ainda consegui viajar para New Orleans de carro com dois amigos (com o dinheiro extra – os 200 que eu tinha levado + juntando o salário).
Conheço muitas pessoas que durante o CEP juntaram muito dinheiro, conseguiram pagar a viagem para lá e ainda viajar depois! Então tudo depende do seu controle e seus objetivos, mas dá – E MUITO! – para sobreviver com o que você vai ganhar lá! Vai tranquiloooo, o máximo que vai acontecer é você ter que comer algumas comidas de USD1 igual eu fiz para economizar hahahahahaha E lá o custo de vida é bem mais em conta e você ganha por semana, então dá pra fazer um controle muito legal!
Desculpa o textão, falo muito!!! hahaha Se precisar de mais alguma coisa, pode me procurar por aqui ou no facebook, fico feliz em ajudar!
Estou torcendo por você, tenho certeza de que vai amar. Beijos!
Olá Thayná, boa noite! Encontrei hoje o seu site e há muito tempo, muito tempo mesmo hehe, venho “namorando” o programa de intercâmbio da Disney. Venho me preparando para a seleção agora em 2017 e mesmo que no site da STB esteja dizendo que cursar bacharelado seja requisito e eu faça licenciatura, vou tentar e espero que dê certo! #oremos. Vi seus posts e curti bastante, e já vi alguns detalhes do programa com os vídeos do Igor Saringer no Youtube, conhece? Você poderia me ajudar com uma dúvida? Após a inscrição no site da STB, eles enviam algum email de confirmação ou eu tenho que ficar sempre atento pra saber as datas das palestras? Uma vez, me inscrevi e nunca recebi nenhum retorno da STB sobre o cadastro.
Desde já, agradeço 😉
Rodrigo.
Oi, Rodrigo! Tudo bem? Que bacanaaaa!! Fico feliz que vc tenha chegado até aqui ❤️ sim, super conheço, ele é ótimo!
Claro! Então, você tem que ficar sempre atento. Não fique esperando pelo contato do STB pq a maioria não recebe o email de confirmação mesmo e nem a abertura do processo depois. Tem que ficar sempre ligado no site e também no grupo Futuros Disney Cast Members, conhece? No finalzinho de fevereiro e começo de março já vai acompanhando pra ficar de olho na hora que abrir!
Qualquer dúvida é só falar 😊um beijo!
Hey! Meu sonho é trabalhar na Disney, descobri seu blog hoje e estou amando!!! Mas estudo em faculdade federal, e morro de medo dessas coisas de greve e tals atrapalharem meu intercâmbio. Não quero/não posso faltar nas aulas e meus pais me deram uma única condição para pagar meu intercâmbio: Não atrapalhar a faculdade. Ou seja, também não posso tranca-lá para fazer o curso. Vc conhece Alguém que fez esse programa durante a faculdade federal? Como foi a experiência dessa pessoa??? Estou precisando de conselhos, espero que vc possa me ajudar <3
Oi, Cah! Tudo bem? Que demais!! Olha, eu conheço algumas pessoas que estavam em federal (UFRJ inclusive). Até conversei com a minha amiga antes de te responder e ela disse que foi o seguinte: o risco é o mesmo para todos, entrar em greve etc, mas de verdade… vale a pena correr esse risco. Ela não teve problema, deu tudo certo, mas posso te dar um conselho bem pessoal? Vê todas as possibilidades, consequências, etc, MAS VAI! É uma oportunidade única e vai mudar sua vida, não é exagero hahahah Todo mundo que vai quando volta escuta “nossa, você voltou diferente”. É bem isso, você muda pq lá você tem que se enfrentar. Não é fácil, nem um pouco, mas cada segundo, cada choro, cada riso, tudo vale a pena. O sofrimento começa já antes do processo seletivo: será que eu vou? Mas e a faculdade? e se eu pegar DP? e se não der certo? e se eu for pra limpar chão?. Esses “e se” nos dão uma dor de cabeça… Mas quero falar pra você como a menina que fez o processo aos 18 anos, começou a trabalhar lá aos 19 e ainda estava bem imatura: vai. Você é jovem, tem muito que errar, aprender, rir, chorar, e olha, você vai colocar no currículo que trabalhou na MAIOR EMPRESA DE ENTRETENIMENTO DO MUNDO. É a Disney, sabe? Acho que só o fato de um dia dizer que teve um rato como chefe já faz todas as dúvidas irem embora <3
"Faith, trust & pixie dust!"
Tô aqui se tiver mais dúvida!
Um bjo! °o°
Oi, Thayná! Tô amando ler seus posts e seus comentários aqui! Estou realmente muito animada para tentar participar, mas estou com medo de que meu curso seja mais uma dificuldade no processo. Você sabe se isso tem a ver? Curso Direito e já que o curso tem esse estereótipo de “sério”, fico com medo de atrapalhar, dado o perfil de pessoas que eles procuram. Vc se lembra de alguém que cursava Direito foi? Obrigada e beijoss!
Oi, Lorena! Tudo bem? Que bom que você gostou dos posts <3
Pode ir tranquilaaa pra entrevista, de verdade! Conheci muitas pessoas que fazem Direito e outros cursos que normalmente acham que "não tem a ver".
Eles avaliam muito o perfil da pessoa, se é simpática, está apta para conhecer novas culturas, etc. O curso não influência diretamente não 🙂
Vai com tudooo <3
Qualquer coisa estou aqui! Beijoss
Olá!!
Obrigada por compartilhar sua experiência.
Estou procurando opções de intercâmbio barato e achei essa muito legal. A minha dúvida é se os custos com o programa começam de fato quando somos selecionados ou desde que “fechamos contrato” com a STB? Não entendi muito bem quando temos determinados gastos que você colocou.
Beijo!